BMW Motorrad

Rota Cenários da História

Sabe aquela quantidade de casarões históricos que você vê nas fotos? São reais! Visitar o Entre Cenários é viajar no tempo.

 

No coração da Estrada Real, em Minas Gerais, situam-se os roteiros do Circuito do Ouro, compostos por várias cidades com afinidades naturais, culturais e históricas. Em nossa viagem vamos conhecer a Rota Entre Cenários da História – uma região rica em história, cultura, tradições, belezas naturais e gastronomia.

 

Fazem parte deste roteiro as cidades de Congonhas, Ouro Preto e Mariana. Ou seja, cidades que foram palco de momentos importantes da história de Minas Gerais durante o ciclo do ouro. A arquitetura, a arte, a cultura e a natureza são o forte do turismo nesta região.

 

O roteiro é um verdadeiro mergulho no passado e traz fortes elementos arquitetônicos. São muitas igrejas e capelas para serem visitadas, ou seja: fotos lindas estão garantidas. Os museus também são destaque neste roteiro, como o Museu do Aleijadinho e o Museu da Inconfidência. Além de visita a uma Mina de Ouro onde, no início do século XVIII, foram retiradas aproximadamente 35 toneladas de ouro. Certamente será um passeio enriquecedor.

 

E, para descansar, nada melhor do que estar hospedado em um hotel descontraído e aproveitar um banho de piscina com vista para as montanhas e o vale.

 

 

Data: 09 a 12 de outubro de 2021
Saída: São Paulo – Zona Sul
Chegada: Ouro Preto e região (MG)
Distância ida e volta: 1600 km (aprox.) – Incluindo trajeto ida e volta + passeios
Dificuldade: Fácil
Terreno: 100% pavimentado

Igreja São Francisco de Assis

Uma das obras mais importantes de Aleijadinho, a Igreja de São Francisco de Assis foi classificada como uma das setes maravilhas de origem portuguesa no mundo. É um grande símbolo do barroco e rococó mineiro. A igreja conta também com trabalhos de Mestre Ataíde, que se dedicou à pintura do teto da nave da igreja, um dos seus trabalhos mais apreciados.

 

Igreja Basílica de Nossa Senhora do Pilar

A incrível quantidade de ouro (mais de 400 kg) de seus altares e a riqueza de detalhes de seus retábulos são os exemplos máximos do barroco brasileiro.

Preste atenção no efeito óptico causado pela figura do Cordeiro de Deus, no teto: um dos braços da cruz parece mudar de lado à medida que você caminha.

 

Museu da Inconfidência

Um ícone da Praça Tiradentes e de Ouro Preto. O espaço é dedicado à história da cidade, especialmente ao período que marcou o processo de independência do Brasil. O acervo atual busca não só apresentar a história dos inconfidentes, mas também é um resgate da história da vida social, política e artística de Minas Gerais do século XVIII a XIX. O local, que funcionava como cadeia, aos poucos se transformou em museu.

 

Mina da Passagem

Titulada como a maior mina de ouro do mundo aberta à visitação, a Mina da Passagem tem um percurso de 315 metros de extensão e chega a 120 metros de profundidade, onde se vê um maravilhoso lago de águas cristalinas formado pelos aquíferos que inundaram os túneis quando deixaram de ser bombeados. A descida para as galerias subterrâneas é feita de modo incomum, através de um Trolley.

 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

A paróquia é uma das mais antigas da cidade, com data de 1707 e está entre os mais belos exemplares barrocos da cidade de Ouro Preto.  Chama a atenção o projeto e a execução de Manuel Francisco Lisboa, o pai de Aleijadinho. O rico interior original passa por longo processo de restauração, enquanto a fachada sofreu interferências no século XIX e não é mais a original.

 

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

Os doze profetas esculpidos em tamanho real estão entre as obras-primas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Difícil não ficar impressionado ao ver as esculturas em pedra sabão. As esculturas são consideradas, pela UNESCO, Patrimônio Cultural da Humanidade. Aleijadinho deixou a sua marca em Congonhas e o trabalho é absolutamente emocionante.

 

Museu de Congonhas

O espaço, localizado ao lado do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, é um moderno museu que busca preservar a memória de um dos maiores trabalhos de Aleijadinho. É uma excelente maneira de entender o porquê de o Santuário ser tão importante. O museu também se dedica à preservação e divulgação das obras de arte.

 

Feirinha de Pedra Sabão

Popularmente conhecida como “A Feirinha de Pedra Sabão” localiza-se em frente à Igreja de São Francisco de Assis, um dos atrativos para quem visita o centro de Ouro Preto. São vendidos artesanatos, como tabuleiros de jogos, esculturas, relógios e vasos.

Dia 09/10 (sábado)

Saída de São Paulo com destino a Ouro Preto – 680 km

 

Dia 10/10 (domingo)

Visita Mina da Passagem (incluso)

Almoço

Visita guiada por Ouro Preto

 

Dia 11/10 (segunda)

Passeio em Congonhas

Almoço

Tarde livre em Ouro Preto

 

Dia 12/10 (terça)

Retorno a São Paulo – SP

  • 3 diárias com café da manhã (categoria 4 estrelas)
  • Tour guiado em Ouro Preto (1 dia)
  • Transfer (pousada – centro – pousada)*
  • Ingresso Mina da Passagem
  • Van de apoio
  • Guias certificados
  • Pedágios
  • Ida e volta em grupo
  • Grupo limitado de motos

Não estão incluídos gastos como combustível, bebidas, ingressos, despesas pessoais e despesas não descritas como inclusas.

 

* Ouro Preto é uma cidade com muitas ladeiras, na grande maioria estreitas e de paralelepípedos. Em dias de feriado contando ainda com trânsito e movimentação de pedestres. Pensando na segurança e conforto dos participantes para os passeios em Ouro Preto disponibilizaremos uma van executiva que ficará à disposição, fazendo o transfer entre a pousada e o centro histórico. Desta forma você poderá deixar a moto estacionada em segurança e ir curtir a cidade tranquilo. Pode até fazer uma degustação em uma cachaçaria da região ou experimentar um dos rótulos em uma cervejaria.

Piloto com Garupa
Consulte

Piloto
Consulte

Informações e reservas
11 5641-1818 | 11 96916-6946
[email protected]

Our Sponsors: